Fábrica da Resinagem

O Edifício da Resinagem, situado no Centro Tradicional da Marinha Grande, é um projecto de referência em Portugal da aplicação da solução de Fachada Agrafada em projectos de reabilitação.

Projecto e autoria do Atelier “COR Arquitectos”, pelos Arquitectos Roberto Cremascoli, Edison Okumura, Marta Rodrigues arquitectos, Lda.

A intervenção principal consistiu na construção de um novo edifício (NAC - Contemporary Art Nucleus), “que envolve o antigo e se torna num símbolo da cidade”. Esta nova edificação materializa-se “sob a forma de uma caixa de vidro, símbolo material da Marinha Grande, capital nacional do vidro”, acrescentam os arquitetos, solução alcançada pelo sistema de fachadas agrafadas FITECHNIC®.

Foi realizado pela PENTAGONAL o estudo de cálculo e engenharia estrutural e integral da fachada de vidro de dupla pele, de forma a obter o máximo de transparência sem recurso a estruturas pesadas.

O Sistema FITECHNIC® é constituído por aranhas FIX-170, rótulas RE1221-M14, e complementos FIC71 e estrutura de tirantes FI-VAR com bielas de ligação FI-BR. Foram desenhadas peças especiais para o projecto e dada consultoria em obra na fase de projecto e montagem.